Tudo sobre segurança no transporte por aplicativo.

Você anda de uber, 99, cabify ou de taxi?

Você usa os aplicativos de mobilidade como UBER, 99, Cabify? Ou você usa táxi mesmo?

Mesmo tendo um carro na garagem, ainda assim existem momentos que é mais conveniente, mais confortável ou até mesmo mais barato, usar outras alternativas de transporte.

O transporte através de aplicativos é uma solução que está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Cada vez mais temos isso incorporado na nossa rotina de forma que utilizar é uma opção que não se precisa nem pensar.  É pedir, embarcar e chegar no seu destino bem rapidinho. É difícil não se render a toda esta facilidade e conveniência, mesmo tendo um carro na garagem.

Mas eu tenho uma curiosidade e gostaria que você me respondesse. Você já sentiu alguma vez uma pontinha de insegurança? Ou, sentiu um pouquinho que seja, de desconforto ao constatar que seria transportado  por uma pessoa desconhecida?

Eu te pergunto isso, porque recentemente eu estava pensando justamente nisso e senti um certo desconforto. Não que tenha acontecido alguma coisa mais grave. Mas sim, eu estava pensando na possibilidade de acontecer algo que pudesse tirar a minha segurança ou comprometer a minha integridade justamente quando eu estivesse dentro do  carro de outra pessoa.

De qualquer forma este sentimento não foi grande o suficiente para impedir que eu entrasse no “meu UBER” e seguisse confortavelmente em direção o meu destino. Mas este pensamento não me abandonou e eu continuei a pensar nesta questão de segurança. Comecei a pesquisar um pouco sobre o assunto e percebi que os motoristas estão muito mais vulneráveis que os passageiros. Constatei também que o assunto segurança é uma das principais preocupações quando se trata de transporte, não somente para os aplicativos, assim como para taxi, ônibus, avião e qualquer outro tipo. É por esta razão que existem tão poucos incidentes de segurança em relação ao volume de utilização em qualquer sistema de transporte. É por que tudo é planejado para ter o máximo de segurança possível.

Então tudo bem…, mas a minha questão era o que eu posso, como passageiro, fazer para melhorar a minha própria experiência e eliminar qualquer possibilidade de me ver envolvido em uma situação desconfortável ou que pudesse representar algum risco a minha segurança.

Foi assim que cheguei a estas dicas de segurança que vou relacionar aqui. Você vai concluir o mesmo que eu: ‘É muito fácil garantir a nossa própria segurança’, basta incorporar algumas atitudes no nosso hábito ao utilizar os aplicativos.

Veja se estas dicas fazem sentido para você:

Não espere na rua

Para começar, evite ficar na rua esperando, você pode se tornar uma vítima fácil para ladrões que vão perceber que você está ali aguardando algo, e ainda com um celular na mão.

O melhor a fazer é procurar um lugar seguro para aguardar a chegada do motorista. Você pode esperar dentro de um comércio, ou um local movimentado, ou ainda próximo a um grupo de pessoas. Você pode observar pelo aplicativo quando o motorista estiver chegando e então se dirigir para o ponto de partida selecionado. Aproveite enquanto você está esperando e avalie a classificação do motorista e o número de viagens que ele já fez. Se de alguma forma você achar que existe algum risco, cancele a corrida antes do motorista chegar.

Tenha certeza que vai entrar no carro certo.

Sempre que se faz uma chamada, o aplicativo nos informa os dados básicos como a placa e o modelo do carro, o nome do motorista e uma foto. É importante checar isto antes de embarcar, pergunte ao motorista qual o nome dele, antes de você falar o seu. Se alguma coisa não bater, recuse esta corrida. Evite embarcar numa emboscada e ser a vítima de um falso motorista.

Ainda antes de embarcar, confira se há mais alguém dentro do carro, você não deve aceitar dividir o trajeto com outro passageiro; A não ser que você tenha solicitado uma corrida na modalidade compartilhada.

Ocupe o banco traseiro.

Ao entrar no carro prefira utilizar o banco traseiro do carro e do lado oposto ao motorista. Este é o local mais seguro dentro do carro. E se o motorista tiver alguma intenção de praticar alguma agressão ou tentar te imobilizar, este é o local de  mais difícil acesso. Por outro lado, se você estiver no banco do carona, na frente, é o local mais vulnerável.

O mais importante mesmo, é você usar o cinto de segurança. É muito provável que você nunca encontre um motorista que queira te agredir. Já um acidente de trânsito, é bem mais plausível. Sentado no banco de trás e com o cinto de segurança, você estará muito mais seguro.

Mantenha o seu celular ligado.

É importante que você sempre tenha bateria no celular e que os dados e o GPS estejam ativados. Assim, tanto a empresa do aplicativo como você próprio podem acompanhar o trajeto do motorista pelo mapa. Assim você pode evitar que o motorista faça outro trajeto que você não conheça ou que passe por lugares perigosos.

Conheça o percurso.

Quando você vai fazer um trajeto que não é seu de  costume. Estude o local e como chegar lá, veja o roteiro sugerido pelo aplicativo, memorize o nome de algumas ruas e pontos de referência e o tempo aproximado para chegar no seu destino. Mostre para o motorista que você sabe o caminho.

Avise alguém.

Quando você entrar no carro, faça uma breve ligação dizendo que você já está a caminho, indique o local de partida e o local de chegada e o tempo. Se você tiver filhos peça para eles ligarem para você de dentro do carro. Mostre ao motorista que alguém sabe de você e o que está fazendo.

Veja no seu aplicativo o recurso de segurança de compartilhar a viagem. Insira ali o seus contatos de confiança, assim o aplicativo avisa essas pessoas automaticamente sempre que você estiver em trânsito.  Desta forma os seus amigos ou parentes podem perceber quando o veículo não estiver indo em direção ao destino indicado.

Divida o trajeto com um amigo.

Esta saindo da balada tarde da noite? Pergunte para seus amigos se alguém vai para o mesmo lado que você e se quer dividir  a corrida. Além de ser muito mais seguro, você tem uma companhia para o trajeto e ainda divide o valor da corrida.

Se nenhum amigo quiser ir com você neste momento, você ainda pode utilizar a modalidade corrida compartilhada, o aplicativo procura outro passageiro que esteja indo na mesma direção que você e esteja disposto a dividir a corrida. Assim você gasta menos e aumenta a sua segurança.

Interrompa a corrida imediatamente.

Se você perceber alguma coisa estranha que te incomode, peça ao motorista para encerrar a viagem imediatamente e peça para descer num semáforo ou local que tenha alguma concentração de pessoas. Se você está sendo vítima de uma conversa desconfortável, de olhares fixos pelo retrovisor ou ainda se o motorista tem algum comportamento intimidador, ou ainda se o motorista está dirigindo de  forma temerária, diga educadamente que você decidiu terminar a viagem antes do destino. Você vai ser cobrado pelo trajeto até ali, pague e desça do carro. Não espere que um comportamento intimidador vá melhorar durante o trajeto. Não peque por excesso de confiança.

Solicite ajuda.

No caso extremo onde você realmente perceber que está correndo risco e o motorista não parar imediatamente quando você pedir. Use seu celular e ligue para a polícia, informe sua localização e os dados do veículo como modelo, cor e placa. Veja se no seu aplicativo, na área de segurança, tem um botão ‘ligar para a polícia’ faça uso deste recurso, é mais fácil e você terá todos os dados necessário para informar as autoridades enquanto fala ao telefone.

Reclame

Se de alguma forma a sua experiência foi desagradável, seja com o motorista ou com o carro, mesmo que você não tenha corrido riscos, nada mais justo do que reclamar. Pense que mais que um direito, é um dever.

Toda reclamação ajuda as empresas a tomarem atitudes para evitar que outras pessoas passem pelos mesmos problemas. Uma experiência ruim pode ajudar tudo ficar melhor, expurgar os motoristas ruins da plataforma e manter o sistema saudável.

Quando você é solicitado a dar as estrelas para o atendimento, você vai expressar a sua satisfação com o serviço que recebeu. Quando você dá menos do que 4 estrelas, você é solicitado a relatar o que você não gostou no serviço que recebeu. Neste momento você deve explicar da melhor forma o ocorrido. Esta mensagem vai para o departamento de suporte da empresa, que vai tomar as devidas precauções para que o ocorrido não se repita.

Dependendo do tipo de reclamação, principalmente aquelas relacionadas ao comportamento ou que cause risco ao passageiro, o motorista é punido com o desligado imediatamente da plataforma.

Os motoristas também podem ser desligados por avaliações (estrelinhas) abaixo da média. O interessante é que esta média varia de cidade para cidade, mas fica em torno de 4,7 ou 4,6. Neste caso o motorista entra num processo de acompanhamento para ter a chance de melhorar a sua média, se isto não acontecer ele será desligado da plataforma e não mais poderá trabalhar neste sistema.

Certamente que poucas pessoas terão problemas com o transporte através de aplicativo. Hoje no Brasil são mais de 22 milhões de pessoas que utilizam e este número está crescendo. Então quando vejo uma ou outra noticia relatando que alguém teve um problema, penso que são poucos casos em relação ao grande volume de transportes que são realizados diariamente. Mas, o que me impacta mesmo, é quando me coloco no lugar da pessoa que teve o problema e me pergunto, como eu sairia dessa.

Agora, vendo estas dicas, concluo que é muito fácil manter o máximo de segurança, basta prestar atenção em alguns detalhes e usufruir de toda a comodidade que a tecnologia trás para nós.

Deixe um comentário